CANTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA CONTOS E LENDAS DO BRASIL

O projeto tem a finalidade de contribuir para a alfabetização musical baseado no tema do folclore nacional, onde não podemos deixar também de estudar outras disciplinas como  história e geografia para compreender as finalidade do projeto.  Educação musical é o conjunto de práticas destinadas a transmitir através da vivenda musical a teoria e prática da musica, incluindo a: Musicalização (métodos destinados a iniciação ao estudante na prática vocal ou instrumental), prática instrumental (ensino e treinamento de técnicas específicas de cada instrumento de forma grupal e/ou individual, voltados a audição, prática, treinamento auditivo, percepção), prática vocal (ensino e treinamento de técnicas vocais. Inclui o canto coral e o orfeônico), teoria musical (ensino da teoria musical, escalas, rítmica, harmonia e notação musical), percepção auditiva (treinamento da percepção melódica ( alturas e intervalos, harmônica e rítmica)).  O projeto CANTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA – CONTOS E LENDAS DO BRASIL tem o propósito de unir a teoria da alfabetização musical com o folclore do Brasileiro a fim de explorar os cinco sentidos do ser humano, tornando o aprendizado lúdico, sensível e prazeroso.  Folclore significa basicamente sabedoria popular. Fatos folclóricos são as maneiras de pensar, agir e sentir de um povo. Quase sempre são transmitidas oralmente e pela imitação.  Como temos no Brasil a mistura de vários povos (africanos, europeus e indígenas), os usos e costumes de todos eles se entrelaçam, aumentam ou diminuem e, muitas vezes, mesmo com características diferentes, tem a mesma origem.  O Folclore, em sua simplicidade, apresenta traços de todas as regiões do país. Tome com exemplo o Saci Pererê. Quem já não ouviu falar dele? E o Caipora, a Cuca, a Mula Sem Cabeça? Eles povoam a imaginação de todos os brasileiros, não é mesmo? Então vejamos o Folclore Brasileiro como um todo e procuremos entende-lo melhor.  Os Fatos Folclóricos estão em todas as partes e se manifestam de várias maneiras. Comece a prestar atenção! Eles estão na sua e na minha casa, na escola, nas ruas e em quase tudo que você ouve, vê, ou faz: músicas, brincadeiras, jogos, artesanato, comidas e muito mais.

Atendendo as necessidades do ensino de música colocamos objetivo: a Orientação, discussão e formação por meio das diversas áreas e subáreas que envolvem o aprendizado da música, a partir da exposição e de eventos paralelos, que contam com a participação de profissionais, especialistas, organizações não governamentais e instituições especializadas. Exposições lúdica e interativa que colaborará como recurso educativo para o professor em sala de aula, para grupos de discussões e para os visitantes de uma forma geral sobre novos rumos de aprendizagem. Ensino da música, folclore e teatro usando as músicas, contos e lendas do Brasil, isto é ensinar usando um tema que é sem dúvida de extrema importância para a formação do educando. No projeto CANTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA – CONTOS E LENDAS DO BRASIL, o educando vai aprender mais sobre música e teatro baseado no tema folclore nacional, onde não podemos deixar de estudar outras disciplinas como história e geografia para entender as finalidades do projeto. CANTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA – CONTOS E LENDAS DO BRASIL se vale das cores da bandeira brasileira para contar as histórias que tanto povoaram o imaginário das crianças de um passado não muito distante. O projeto se vale de diversas lendas regionais brasileiras para tecer uma série de recordações que serão contadas, não só oralmente, mas com muito movimento e ações dos monitores atores que convidam os presentes para ingressarem na viagem que farão juntos.

O projeto explora várias facetas da natureza humana e possui o compromisso de resgatar o folclore brasileiro, enfatizando e apresentando histórias que enchem de magia o público-alvo do projeto.  Utilizar a música em suas diversas vertentes como instrumento catalisador das diferentes áreas do saber tem demonstrado não só a riqueza da cultura brasileira, mas também a mobilização com que essa ferramenta contribuiu e pode contribuir ainda mais na educação e na introdução de possibilidades e inovações.  Em 2010, a música entra com força no cotidiano das escolas.

 

Em obediência à lei nº 17.769 de 18/08/2008, a rede pública do Brasil teve até o ano de 2011 para introduzir o ensino da música.  Esse projeto tem como meta despertar o interesse das escolas, bem como o público em geral em visitar o espaço. A proposta pedagógica contribui para desenvolver formas de agregar o conteúdo às atividades lúdicas, tornando-as atrativas tanto para as crianças e jovens, quanto para adultos.

Siga a gente:

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

R. Quatorze de Julho, 74 - Bela Vista, São Paulo - SP, 01324-030.

ATENDIMENTO

Seg - Sáb das 09 ás 20 hs.

contato@foco3.com

Assine a nossa newsletter

Todos os direitos reservados FOCO3 - Produções Artísticas e Eventos